O peso do desemprego

O peso do desemprego

Carreira,Emprego

O desemprego é na atualidade um dos assuntos mais preocupantes, tendo em vista a sua relação direta com a saúde mental e identidade do trabalhador. A pandemia agravou de forma significativa o desemprego no mundo e com isso urgiram inúmeros problemas de saúde mental. As crenças individuais e sentimentos de autoeficácia são alguns dos fatores que influenciam de forma positiva ou negativa o processo de recolocação profissional.

De acordo com Bandura (1997), autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo apresenta sobre sua capacidade de organizar e executar uma ação para obter os resultados desejados. Essa crença, impulsiona ou não o indivíduo para a ação. Portanto, a autoeficácia influencia as convicções das pessoas em relação ao curso de suas ações, ao esforço que será despendido, a perseverança diante das adversidades e fracassos, à resistência as dificuldades, padrões de pensamento, estresse e depressão em situações de turbulência.

Por isso, torna-se importante as pessoas em situação de desemprego refletirem sobre suas crenças de autoeficácia relacionadas a sua capacidade de logo obter um novo emprego. Se você está em uma situação de desemprego e percebe dificuldades de cultivar pensamentos positivos, baixa autoconfiança e autoeficácia, e ainda sente-se paralisado para agir frente a esta situação, não hesite em buscar ajuda. A busca pelo autoconhecimento e identificação das crenças que possam estar prejudicando o seu processo de busca pela realização profissional precisam estar conscientes para que você encontre o caminho e tenha condições de agir na busca de seus objetivos.

Reflita: O quanto se sente capaz para buscar uma recolocação? O quanto se sente competente para exercer as funções da sua profissão? Qual o seu nível de motivação para persistir na busca pelos seus objetivos? São algumas perguntas que podem ajudá-lo a identificar o seu nível de autoeficacia na busca pela sua realização profissional.