Estressado? Saiba como lidar…

Estressado? Saiba como lidar…

Bem Estar

Segundo Tal Ben- shahar, professor israelense especializado em felicidade, o problema não é o estresse vivenciado e sim a falta de recuperação. O estresse faz parte do nosso dia a dia e não teremos como evitá-lo, mas se aprendermos a lidar com ele de forma inteligente, ele deixará de ser um problema.

Períodos de estresse, sejam na vida profissional ou pessoal precisam ser seguidos de períodos de recuperação. Mas o que significa isso?

Um simples exemplo: Se voc√™ vai na academia e faz muscula√ß√£o, no dia seguinte seus m√ļsculos que foram utilizados no treino do dia anterior precisam de descanso, precisam se recuperar do esfor√ßo realizado, para ficarem mais fortes. Neste caso, o estresse muscular √© bem-vindo, com a devida recupera√ß√£o.

A busca pelo equilíbrio é sempre o maior desafio do ser humano e devemos seguir nessa linha para lidar bem com o estresse. As pessoas bem sucedidas na vida e na profissão são as que sabem reequilibrar melhor as suas energias.

Na rotina de trabalho, seja em home office ou no escritório, precisamos de intervalos, para tomar um café, respirar, ir ao banheiro ou se alimentar, use esses intervalos para se recuperar.

Se você tem o costume de se alimentar fazendo outras coisas ao mesmo tempo, como comer e responder WhatsApp, você não está sabendo equilibrar o seu momento de pausa para alimentação.

O problema do mundo atual é o excesso de informação e necessidade de imediatismo, isso prejudica os momentos de recuperação, por isso ouvimos tanto se falar de burnout.

Quer diminuir seu nível de estresse e aumentar seu bem estar? Estabeleça hábitos de recuperação, faça paradas de pelo menos 15 min de 2 em 2h no trabalho, reserve um tempo para respirar fundo, alongar o corpo. Crie hábitos com horários estipulados para o seu lazer, exercício, trabalho e família. Foque no equilíbrio de suas energias! E sempre lembre-se: Quando estiver esgotado, invista em mais recuperação.