Quais os Desafios na Mudança de Carreira?

O mundo atual está mudando cada vez mais rápido, e com isso, novas opções e alternativas para tudo e para todos estão cada vez mais disponíveis. Hoje, é comum ficarmos em dúvida de algumas escolhas de tantas opções que temos.

Existem diversos motivos que nos levam a querer mudar de carreira. Hoje, já não existe mais idade para isso, mudar de carreira pode ocorrer em qualquer etapa da vida, pois o mundo evoluiu e estamos em evolução juntos, ou seja, a escolha que fiz aos 18 anos ou aos 35 anos, por exemplo, podem ter sido boas durante muito tempo, no entanto, alguns descobrem que desejam traçar um novo rumo, com novos desafios e novas carreiras.

A mudança de carreira parece mais desafiadora para quem se dedicou a uma mesma profissão durante muitos anos, investindo em cursos, montando uma rede de contatos sólida. Mesmo assim, é possível realizar a mudança que você quiser. Basta compreender suas motivações, desejos e principalmente as crenças que impulsionam a sua mudança e as crenças que podem sabotar a sua mudança, lembrando que vivemos em uma cultura que muitas vezes nos sugere seguir regras que não são adequadas para todos.

O segredo para uma transição de carreira de sucesso pode ser dividida em 2 grandes itens:

Autoconhecimento:

Investir em autoconhecimento é chave para o sucesso de quase tudo na vida. Precisamos nos conhecer e nos entender bem para tomar as melhores decisões e saber a hora de agir. No processo de transição de carreira, é preciso avaliarmos muitas questões internas, motivações, medos, desejos, propósito, crenças e valores. Por isso, olhar para dentro de si mesmo é fundamental.

Planejamento:

Para mudar de carreira é necessário fazer um planejamento detalhado para que a transição seja saudável e tranquila.

Nesta etapa é necessário avaliar todos os recursos disponíveis e necessidades de desenvolvimento para cada decisão de carreira.

Tanto para virar empresário como para mudar de área de atuação exigirão tempo para o planejamento que vai desde a análise financeira até o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e habilidades comportamentais (soft skills). Após a realização do planejamento é que as ações poderão ser iniciadas.

Conforme falado ao longo do texto, é evidente que teremos desafios a serem enfrentados e descobertos na transição de carreira, no entanto, investindo no autoconhecimento e planejamento, esta mudança fica mais segura e tranquila.

Encarar a mudança como algo positivo e estimulante é importante, lembrando que todas as suas experiências vividas e seu histórico de vida serão de grande valia neste processo. Caso o seu plano A não for como o esperado, ainda temos o B, C, D, e quantos mais você quiser. Lembrando que se o plano for bem planejado, a chance de sucesso é maior.

Leave a Reply

Your email address will not be published.