Você conhece as melhores ferramentas usadas para a contratação de pessoal mais usadas atualmente? Com elas você faz o seu Recrutamento e Seleção de forma mais simples e irá encontrar o candidato perfeito para a sua vaga!

  1. Redes Sociais

Nos dias atuais as redes sociais são uma excelente forma de comunicação. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima forma de recrutar candidatos para vagas. É estimado que 90% dos profissionais de nível superior façam uso dessa rede social.

O principal objetivo do LinkedIn é conectar profissionais, então podemos aproveitar essa ferramenta para acharmos bons candidatos. Também é muito utilizado pelas empresas pois o perfil das pessoas é praticamente um currículo, contendo as informações principais de sua trajetória profissional.

2. Entrevista

A entrevista ainda é uma das principais formas de se conhecer um candidato. Por meio dessa conversa é possível conhecer melhor o candidato, entender seus principais objetivos e competências mais marcantes.

Atualmente, existem várias formas de se conduzir uma entrevista, ela pode ser por competências, individual, em grupos, padronizadas ou não, entre outras. É de extrema importância que o recrutador escolha a forma de entrevista mais adequada com a cultura da empresa ou da vaga, assim as chances de contratar um candidato qualificado aumentam.

3. Dinâmicas de Grupo

Nas dinâmicas de grupo é possível conhecer o jeito como o candidato age em frente as situações escolhidas pelos recrutadores. Por isso, ela é muito utilizada pela equipe de RH para observar a interação dos profissionais. As dinâmicas também são uma ferramenta de Recrutamento e Seleção vivencial, pois os participantes tendem a repetir as suas ações do dia a dia e suas condutas normalmente.

Algumas empresas inovadoras afirmam que é importante tirar o candidato da sua zona de conforto, inserindo um elemento surpresa e às vezes lúdico, pode dar outro sentido para a entrevista e até criar laços entre os participantes. Mas é sempre importante escolher dinâmicas que respeitem a individualidade de cada um, sem constranger ninguém.

4. Avaliação Psicológica

Os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos e eles servem para conhecer mais afundo as características de personalidade dos candidatos. Alguns instrumentos de avaliação psicológica já estão modernizados para a aplicação online. Embora a maioria das licenças online sejam caras, são eficientes e valem a pena de serem usadas. A seleção fica bem mais fidedigna e precisa com a utilização desses instrumentos.

Existem também testes online não psicológicos, onde qualquer pessoa pode aplicar, mas, a diferença é que nos testes psicológicos existe uma enorme pesquisa e estatística por trás, e por isso, podemos realmente confiar neles, enquanto os testes online nós não podemos confiar já que não existe essa pesquisa para avaliar se os dados e fatores são confiáveis.

A importância de avaliar esses aspectos psicológicos se dá ao fato de que muitas vezes, a personalidade do indivíduo pode ser um fator determinante quando comparamos com a cultura da empresa, pois existem perfis mais compatíveis com certos ambientes e funções.

5. Testes de Conhecimentos Específicos

Essa ferramenta é muito importante em certas vagas onde o profissional precisa ter conhecimentos específicos dentro da sua área de atuação e que já tenha experiência na mesma. Com o teste de conhecimento você vai analisar se a pessoa tem as competências técnicas desejadas para o cargo.

Existem duas formas de aplicar esse teste, a primeira é uma prova escrita (onde o candidato vai falar sobre a teoria daquele conteúdo) e a segunda forma, é de uma maneira prática, onde você leva o candidato para fazer alguma atividade do cargo, testando assim, se ele sabe fazer o que é necessário para o cargo.

6. Softwares de Análise Comportamental

Quando vamos contratar alguém, precisamos sempre conhecer o perfil comportamental daquela pessoa e identificar se é compatível com a cultura da empresa. Essa etapa é muito importante pois contratar alguém com um perfil compatível a cultura e necessidades da empresa, faz com que o rendimento desse profissional seja melhor.

Existem no mercado vários softwares de análise comportamental que podem lhe ajudar nessa identificação de perfil comportamental. Você só precisa escolher qual faz mais sentido na empresa em que você trabalha. No entanto, vale lembrar que esses instrumentos não são psicológicos.

7. Exames médicos

Certos cargos exigem muita disposição e saúde física dos profissionais, por isso, é importante que a pessoa esteja bem de saúde para que o trabalho não seja comprometido. O empregador pode solicitar que o candidato faça avaliações específicas de saúde.

Com essas dicas, o seu processo de recrutamento e seleção pode ficar mais completo, assegurando a escolha pelo profissional mais adequado ao seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published.