As entrevistas online estão sendo cada vez mais utilizadas no Brasil e no mundo. A pandemia fez com que o mundo se reinventasse e utilizasse a tecnologia mais do que nunca a seu favor. Isso quer dizer que em breve você fará alguma entrevista online, por isso, vamos deixar aqui algumas dicas para vocês se prepararem melhor:

Dica 1: Escolha o ambiente onde fará a entrevista

É importante escolher um ambiente onde a iluminação seja boa, pois o recrutador precisa ver e ouvir você claramente. Posicione sua câmera onde você consiga manter um contato visual com o recrutador. Lembre-se também de organizar o local a sua volta e tenha o seu currículo em mãos.

Dica 2: Pratique com alguém

É sempre interessante praticar com alguém, assim você já testa o áudio e câmera do seu computador/celular e essa pessoa pode lhe apontar as coisas que estão boas e ruins tanto na sua fala, quanto na posição da câmera e demais detalhes.

Ficar familiarizado com a plataforma onde a entrevista será realizada também é importante, assim caso aconteça algum imprevisto na hora da entrevista, você já irá saber como resolvê-lo.

Dica 3: Vista-se adequadamente

Opte por roupas lisas e discretas que sugerem mais formalidade e organização. Não use acessórios que façam barulho ou sejam muito chamativos.

Dica 4: Evite distrações e ruídos da casa

Escolha um lugar na casa onde não tenha barulhos, converse com as pessoas que moram com você e explique que naquele momento elas precisam cooperar para que você não tenha qualquer incômodo na hora da entrevista.

É importante também silenciar o seu celular para que isso não gere desconcentrações na hora da entrevista.

É essencial que você demonstre interesse na seleção, por isso, mantenha sempre contato visual com o recrutador e mantenha o seu foco na conversa!

Dica 5: Saiba descrever o seu jeito de ser

Saber falar de si mesmo, conta muito em qualquer tipo de entrevista. É preciso ter autoconhecimento para saber descrever seus pontos fortes, características marcantes da sua personalidade e também saber relatar as suas fragilidades. Se você não sabe se descrever, comece refletindo sobre os feedbacks que recebeu ao longo da sua trajetória profissional e peça feedback as pessoas próximas a você.

Dica 6: Conheça a empresa a qual está se candidatando

Busque informações no site da empresa a qual está se candidatando a vaga, tente identificar valores, princípios e a cultura organizacional.

Lembre-se de responder o que o recrutador lhe pergunta, pois as entrevistas online tendem a ser mais rápidas, por isso, a objetividade conta muito.

Boa Sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published.