A Atração e retenção de talentos nos dias de hoje tem passado por grandes mudanças devido ao avanço da tecnologia. Com certeza, esse é um dos principais desafios da área de RH hoje: a constante necessidade de se adaptar a novos contextos, engajar equipes e achar profissionais qualificados que se enquadrem na cultura da empresa, não podendo deixar para trás também a inovação da mesma.

Entretanto, não se pode esquecer também que para o seu time realmente funcionar nesses maiores desafios, deve-se primeiro garantir que as tarefas básicas sejam supridas. Responsabilidades como reviews, feedbacks, pesquisas de satisfação da empresa e etc são de grande importância para o desenvolvimento como um todo. Quanto mais organizada e otimizada for a sua equipe nessas atividades essenciais, melhor preparado estarão para enfrentar os desafios e estratégias inovadoras.

Inovação é a palavra do momento. A pandemia fez com que todas empresas tivessem que se reinventar, se adaptar a um novo contexto e acelerar a transformação digital.

Para isso, abaixo listamos três estratégias básicas para qualificar o seu RH:

  1. Coloque processos burocráticos no piloto automático

É de extrema importância que tarefas manuais sejam automatizadas para que seu time de RH possa utilizar esse tempo de produtividade buscando otimizar outras responsabilidades do setor.

Perder tempo com tarefas que poderiam ser feitas de forma automática ocupa tempo que poderia ser destinado a outras atividades tão essenciais quanto essas para o desenvolvimento da organização.

2. Use fluxos de trabalho para conseguir aprovações

Diariamente ficamos presos e não conseguimos dar seguimento à alguma tarefas, pois precisamos de aprovações ou assinaturas ou respostas de e-mail que por vezes, demoram para chegar. Mesmo com tantas ferramentas tecnológicas disponíveis, esse ainda é um desafio muito presente no setor de RH.

Mas como solucionar essa situação? Bom, se você simplesmente configurar um formulário online e adicionar a pessoa que precisa aprovar o processo, os envolvidos serão automaticamente avisados e poderão aprovar de maneira mais rápida, quase que imediata e o projeto colocado imediatamente em ação.

3. Aprimorar as pesquisas de satisfação internas

Uma das funções essenciais da gestão de recursos humanos hoje é engajar e melhorar o envolvimento dos colaboradores no trabalho. Isso significa que as equipes de recursos humanos em todos os lugares precisam de um método confiável para medir e melhorar o envolvimento dos funcionários. E a maneira mais fácil e rápida de se fazer é com pesquisas, mas não basta ser algo padrão, precisa ser algo acessível e com perguntas pensadas sobre o que faz mais sentido à sua empresa, entendendo que cada departamento traz as suas particularidades, e assim, despertar a paixão dos funcionários em fazer parte de algo maior!

Invista na comunicação e no feedback, são técnicas essenciais para manter a equipe motivada e engajada em objetivos comuns.

Leave a Reply

Your email address will not be published.