Você já imaginou terminar o seu dia de trabalho satisfeito, com todas as tarefas completas e se sentindo produtivo e motivado, sabendo também que está no auge da sua criatividade e desempenho?

            No contexto atual, a falta de produtividade vêm aparecendo como um sentimento recorrente por parte dos profissionais, pois administrar tarefas do trabalho e da casa em home office é um desafio. O home office se apresenta como um novo modelo de trabalho para muitos, e as distrações do dia a dia em casa, acabam por desorganizar algumas pessoas na rotina de trabalho.  

            Mas como manter um dia de trabalho proveitoso frente a essas mudanças? Confira abaixo 5 dicas importantes para se manter produtivo com a sensação de dever cumprido:

1)Faça a tarefa mais difícil no seu melhor momento

            Muitas pessoas costumam acreditar que fazer o mais difícil primeiro pode ser vantajoso, mas se você não for uma pessoa matutina, responder emails ou fazer ligações logo cedo, possa não ser a melhor estratégia. Neste caso, o mais aconselhado seria ter um momento para você ao acordar e tomar um bom café da manhã, e após, começar a produzir. Ou seja, deixe para fazer o mais difícil no momento em que se sentir no seu pico de energia pessoal, seja ele quando for.

2) Faça listas com seus afazeres

            Popularmente conhecidas como To-Do list, listar os afazeres do dia seguinte no final do seu expediente pode ser algo muito útil para organizar metas e deveres. Além de poupar tempo e manter a organização, traz um sentimento de motivação e satisfação quando você for capaz de riscar uma atividade realizada e estiver pronto para a próxima!

3) Não faça mais de uma atividade ao mesmo tempo

            Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode de dar uma ideia fantasiosa de produtividade. Ao invés de ser mais eficiente, pode acabar sendo muito desgastante e nada produtivo. Um estudo feito na Universidade de Sussex, no Reino Unido, indicou que dar atenção a mais de uma tarefa por vez, pode inclusive ser fisicamente danoso ao seu cérebro. Dar atenção total à uma tarefa de cada vez faz você ser mais produtivo e aumenta o seu foco em momentos de maiores distrações.

4) Faça Pausas

            Um estudo feito através de um software, chamado DeskTime, que rastreia os hábitos de produtividade dos colaboradores, mostrou que funcionários mais eficientes tinham algo em comum: eles produziam por 52 minutos e faziam pausas de 17 minutos, sendo bem parecido com a técnica Pomodoro criada pelo executivo italiano Francesco Cirillo. O segredo é você fazer um trabalho intenso e produtivo, e depois uma pausa significativa até a próxima tarefa. O momento de pausa proporciona não só motivação, mas também um propósito para passar mais tempo com foco total. Outro ponto importante é que durante as pausas você escolha fazer algo que te dê prazer e não tenha a ver com o trabalho.

5) Diminua sua To-Do List

            O escritor Walter Isaacson, conta em seu livro “Steve Jobs: as verdadeiras

lições de liderança”, que umas das estratégias usadas por Jobs era cortar os afazeres que ele achava desnecessário após perguntar aos seus funcionários o que eles teriam para fazer no dia. Imediatamente, os mesmos conseguiam aparecer com mais algumas atividades, onde o presidente da Apple anunciava que apenas 3 eram possíveis. Então a dica é: sempre eleger as tarefas mais importantes e logicamente alcançáveis para um bom dia produtivo.

Quais dessas dicas já fazem parte da sua rotina? planeje o sua dia a dia e seja mais produtivo! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.