Como acalmar a nossa mente em um momento difícil como este? Como diminuir a ansiedade e estresse?
Estamos vivendo muito tempo em um esfera chamada de “esfera da ameaça”, segundo alguns estudos sobre a regulação emocional. Isso significa que com maior frequencia do que o normal estamos e estado de alerta, ameaça e fuga, o que faz consequentemente que eleve os níveis de cortisol e adrenalina no nosso organismo, prejudicando o nosso bem estar, sistema imunológico, elevando também a ansiedade.
Mas como sair dessa esfera de ameaça? que não favorece o nosso bem estar. Para isso, existe outro sistema no nosso processo de regulação emocional chamado de sistema de acolhimento, sendo este o responsável por gerar tranquilidade, calma interior e segurança. O segredo está em diminuir o estado do sistema de ameaça e aumentar o sistema de acolhimento. Mas como?
Confira 5 atitudes que podem favorecer o bem estar que você almeja, são simples, porém, exigirão que você faça algumas mudanças no seus comportamentos e hábitos.
1. A primeira atitude é reconhecer e aceitar o medo. O medo é importante para nos proteger, mas não deve nos paralisar. Por isso, é importante compreender, aceitar e estar atento para que não chegue ao ponto de nos paralisar.
2. Respirar. A respiração profunda é fundamental para nos conectar ao momento presente com atenção plena, ela é a responsável pela conecção do corpo com os pensamentos. Faça pelo menos 2 pausas no dia para respirar, descansando a sua atenção, prestando atenção apenas na respiração. Existem aplicativos e relógios com programas de respiração diário que podem te ajudar.
3. Alongamento. Alongue o seu corpo. Sabemos que o corpo absorve as tensões e pressões que sofremos, causando dores e desconforto. Por isso, alongue-se ao acordar e antes de dormir, isso te trará um maior bem estar físico.
4. Excesso de Informação Negativa. Cuide com o excesso de informação negativa, isso pode gerar pavor, medo, ansiedade e depressão. Existem programas de tv que mesmo que tenham o intuito de passar a informação, podem gerar pânico com o excesso. Cuidado! Precisamos cultivar pensamentos positivos mesmo no auge da crise. Por isso, leia, ouça, assista, programas que te tragam bem estar e te mostrem o que você quer ver, valoriza e deseja para o futuro.
5. Gratidão. A famosa palavra da moda, mas pura e verdadeira. Exercite a gratidão, olhe para o que você tem e não apenas para o que lhe falta. Valorize as pequenas coisas da vida e agradeça. Mantenha-se próximo das pessoas que você ama, mesmo que seja por mensagem ou por vídeo. Se cobre menos, agradeça mais, sorria mais.
Com essas simples atitudes e novos hábitos, você estará aumentando a liberação de hormônios e neurotransmissores que irão elevar o seu bem estar.
Foque no positivo e enfrente os desafios e crises de forma mais leve!