Ter uma boa comunicação é uma das chaves para o sucesso no trabalho. Precisamos saber expor bem as nossas ideias e opiniões para sermos bem interpretados. Por isso, reunimos algumas dicas para que você melhore cada vez mais a sua comunicação dentro do ambiente de trabalho.

Dica 1: Se preocupe mais com o COMO falar

A forma como falamos faz toda a diferença no como a comunicação será recebida. Por isso, não se preocupe apenas com o que falar mas também com o como falar. É sempre válido termos um feedback do que a pessoa entendeu, isso pode ser feito através de uma pergunta simples como: “Você entendeu o que eu quis dizer? ” Ou “O que você entendeu exatamente do que eu falei?”, e desta forma, estarmos abertos a melhorar a nossa comunicação.

Dica 2: Escolha o CANAL correto de comunicação

Nem sempre um e-mail é a melhor forma de levar a informação até alguém, precisamos ter esse olhar para certos assuntos e decidir se só um e-mail é adequado ou se seria melhor fazer uma ligação ou chamada de vídeo, por exemplo. Caso seja um assunto importante de ser documentado, após a conversa, escreva um e-mail constando o que foi conversado e combinado para fazer um registro.

Dica 3: Faça bom uso de IMAGENS

Sempre que você for apresentar algum projeto ou algo do tipo para a sua equipe, faça uso de ferramentas como o PowerPoint e não se restrinja apenas a textos, coloque imagens que expressem a sua fala de maneira mais abstrata. As imagens trazem uma atenção visual e fazem a apresentação ficar mais atrativa, bonita e divertida.

Dica 4: Foque nas BOAS IDEIAS

Algumas pessoas acreditam que se falarem muito nas reuniões ou apresentações irão se destacar, mas isso é um mito. A pessoa que se destaca é aquela que é assertiva nas suas falas, ou seja, aquela pessoa que fala coisas relevantes para a equipe e que expressa as suas boas ideias de forma clara e objetiva.

Dica 5: PARTICIPE das reuniões

Da mesma forma, para se destacar você precisa contribuir com as suas ideias, então quando vier uma boa ideia, não fique calado, as pessoas gostam de ver que você está se empenhando em ajudar a equipe em algum problema, ou até em projetos.

Dica 6: Conheça os seus COLEGAS

Todos nós somos pessoas diferentes, isso quer dizer que, as pessoas se interessam por coisas diferentes. Conhecer os seus colegas e superiores faz com que você se aproxime e se vincule mais facilmente, conhecer e aceitar as diferenças individuais, aproveitar ao máximo os pontos fortes que cada um tem a oferecer são ações possíveis quando conhecemos as pessoas que nos cercam.

Dica 7: Nunca INTERROMPA ninguém.

Ouça atentamente ao que a pessoa está falando, e caso discordar dela, espere ela terminar a sua fala e comece a sua dizendo por exemplo: “Compreendo o que você quis dizer, e tenho uma ideia para contribuir…” Seja colaborativo e agregador.

Dica 8: Pratique a sua ESCUTA ATIVA.

A escuta ativa nada mais é do que estar 100% presente e escutar com atenção o que a pessoa está falando. Para praticar a escuta ativa você deve demonstrar interesse pelo o que a pessoa fala, ter empatia, fazer perguntas sobre o assunto, utilizar da linguagem corporal, evitar distrações e não julgar a fala do indivíduo.

Dica 9: Evite reuniões muito LONGAS.

Reuniões devem ter pauta, objetivo e finalidade, horário de início e término, preferencialmente. Desta forma, garante-se o foco e objetividade.

E você, já tinha parado para pensar no quanto a sua forma de se comunicar é importante na construção da sua imagem? Avalie o que você pode melhor no seu comportamento 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published.