Atrair talentos e retê-los é um desafio para as organizações. O capital humano é o bem mais valioso das empresas, através das ações, relacionamentos, vínculos, comprometimento com resultados é que as empresas chegam ao sucesso desejado, e para isso, nós humanos somos peças fundamentais nesse processo.

Por esses e outros motivos é importante atrair talentos que fazem sentido para a sua empresa e conseguir retê-los para garantir continuidade no sucesso.

Confira as dicas abaixo:

1 Estabeleça os requisitos da vaga

Nos dias atuais existem muitas pessoas desempregadas, mas isso não quer dizer que será mais fácil encontrar o talento certo. Quando estabelecemos o tipo de pessoa que queremos contratar, os requisitos tanto comportamentais quanto técnicos, fica mais fácil e rápido selecionar potenciais talentos.

2 – Faça o marketing da empresa

Quando for divulgar alguma vaga, primeiro pense em qual é o tipo de candidato que quer atrair, com qual formação, depois disso, crie uma divulgação que contemple essas respostas e que divulgue a empresa de uma forma que a torne atrativa.

3 – Use as redes sociais a seu favor

Se a sua empresa tem site, linkedin ou outra rede social, publique as suas vagas nesses canais de comunicação, assim, os profissionais que já se identificam com a sua empresa vão conseguir se candidatar a vaga, aumentando as chances de contratar alguém qualificado e de acordo com a sua empresa.

4 – Entrevistas e avaliação

Para contratarmos o profissional certo é preciso fazer um recrutamento e seleção de qualidade, por isso, use dos recursos disponíveis, utilize das plataformas de vídeo chamada para fazer as entrevistas, dos testes psicológicos online para fazer as testagens e assim por diante.

Aqui no Blog já temos uma publicação falando de como fazer um recrutamento e seleção de qualidade, você pode ler esse post clicando aqui (colocar link do post).

5 Onboarding

Onboarding significa fazer o treinamento de integração, e isso, nada mais é, do que apresentar a empresa para o novo colaborador. É o processo de acolher os novos empregados. O novo colaborador precisa entender o funcionamento da empresa, as atividades do seu cargo, sistema ERP, por exemplo, entre outros.

Isso resulta em um empregado mais produtivo em um período de tempo mais curto, e diminui o medo, ansiedade e inseguranças vividas pelo novo emprego.

6 – Avaliação de Desempemho e Plano de Carreira

Após a contratação do profissional, é importante que além da integração, haja um acompanhamento sistemático do seu desempenho. A maioria das empresas utiliza um sistema de avaliação de desempenho que é uma ferramenta fundamental para acompanhar o desenvolvimento e evolução dos profissionais, e desta forma deixar claro como será o seu plano de desenvolvimento individual rumo ao plano de carreira desejado.

7 – Clima Organizacional

Se preocupe em oferecer um bom clima organizacional para os colaboradores. Sabemos que passamos mais tempo no trabalho do que em nossas casas, exceto na pandemia, é claro. sendo assim, o ambiente de trabalho precisa ser atrativo, agradável, amistoso. Pessoas felizes produzem mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.