5 dicas para passar em uma entrevista de emprego

5 dicas para passar em uma entrevista de emprego

Carreira,Emprego

É muito comum que nas entrevistas de emprego as pessoas fiquem nervosas e ansiosas e isso faz com que elas não consigam responder as respostas corretamente e nem mostrar o que elas têm de melhor, por isso, separamos 5 dicas para ajudar você nesse processo, seja ele presencial ou online.

1. Mostre como pode contribuir com a empresa

Muitas vezes nas seleções de emprego as pessoas falam sobre suas experiências e atividades realizadas, o que é importante, no entanto, vale a pena lembrar de falar os resultados que você já adquiriu, o quanto pronto se sente para encarar novos desafios e de que forma percebe que pode contribuir na empresa a qual está concorrendo a vaga.

Entenda também qual a necessidade da empresa e demostre capacidade para fazer a diferença, assim o recrutador o verá como necessário para o desenvolvimento da organização.

2. Demonstre interesse

Quando colocamos energia em nossas falas e gestos mostramos para o recrutador que realmente queremos aquela vaga e que estamos dispostos a trabalhar muito para que tenhamos bons resultados.

Quando conversamos com alguém que fala muito baixo, com a cabeça baixa temos a impressão de que ela não está tão interessada na vaga quanto alguém que olha o recrutador nos olhos, que gesticula e que coloca a sua energia para falar e fazer perguntas.

3. Conte a história da sua vida e carreira

Conte a história da sua vida/carreira profissional de uma forma objetiva que cative as pessoas que estão ouvindo e que seja favorável a você.

Uma história bem contada faz o recrutador se emocionar e permite que aconteça uma identificação de coisas que ele já passou também.

4. Reconheça seus erros

Em muitas entrevistas de emprego os recrutadores fazem dinâmicas de grupo, e nessas dinâmicas é muito comum as pessoas pensarem que precisam ser os líderes das dinâmicas. O que acontece é que nem sempre os recrutadores estão procurando líderes para a vaga, então existem duas coisas muito importantes para fazer em dinâmicas: A primeira é sempre escutar a opinião dos outros e levar essas opiniões em conta na solução de um problema e a segunda é sempre reconhecer os seus erros e falar isso para as pessoas. Isso faz com que o recrutador perceba que você trabalha bem em equipe, pois escuta a opinião dos outros e reconhece seus erros.

5. Estude o estilo de vestimenta da empresa

Se vista de acordo com o estilo da empresa para que favoreça uma identificação sua com a empresa. Existem empresas mais formais e outas mais despojadas. Na dúvida, procure sempre se vestir de forma discreta, básica e elegante.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Boa sorte!!