Home Office

A chegada do COVID-19 acelerou a transformação digital em diversas empresas. Embora o trabalho remoto seja um modelo de trabalho que já vem crescendo desde 2005, a maioria das empresas ainda opta pelo modelo de trabalho presencial e tradicional.

Mas como acelerar este processo? precisamos definitivamente modernizar a TI, gerando acesso remoto dentre outras ferramentas, além de uma gestão capaz de se reunir virtualmente e acompanhar resultados à distância. Em alguns casos precisamos acelerar a implantação de um e-commerce, ou ainda contar com plataformas já existentes, e por aí vai… tudo possível de ser feito.

Tenho convicção de qualquer crise nos faz crescer e evoluir e diferindo de uma abordagem pessimista, prefiro avaliar os ganhos que a pandemia nos trará. Após esta crise, com certeza as coisas não voltarão a ser como antes, pois teremos um novo mundo, será um “novo” voltar ao normal, com mais inovação, criatividade e principalmente com pessoas sabendo valorizar as pequenas coisas que faziam parte do nosso dia a dia e que derrepente nos fez tanta falta. É muito possível que seremos seres humanos melhores, com mais amor e paz no coração.

Além disso, será uma oportunidade para as empresas e profissionais em geral avaliarem seus gastos e perceberem aquilo que realmente precisam e o que gastavam sem ter tanta necessidade no passado. Esse grande susto ensinará sobre o benefício de um comportamento mais precavido quando as coisas estão indo bem. Imprevistos sempre acontecem, seja uma pandemia ou um simples acidente, mas para os dois casos é preciso estar preparado. A Gestão de riscos nos ensina um pouco sobre isso, temos que pensar em situações de imprevistos, sejam quais forem, pois desta forma, teremos mais tranquilidade para enfrentá-las.

@robertasimonrh

Leave a Reply

Your email address will not be published.